terça-feira, 29 de novembro de 2011

Madeirenses pelo Mundo

Porque a Madeira não é apenas flores, poncha e espetada, vou também falar um pouco daquelas pessoas que com esforço e dedicação são agora internacionalmente reconhecidas.

Começo por Fátima Lopes!


A conhecida estilista nasceu em 1965 na Ilha da Madeira e em 1990 abriu a sua primeira loja em Lisboa. Depressa o seu talento foi observado e em 1996  inaugurou uma loja em Paris, seguida por uma em Los Angeles.
Conta com uma carreira de sucesso, tendo recebido inúmeros prémios!


É um exemplo a seguir :)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Beleza Natural - Santa Cruz

Vamos "visitar" outro concelho da ilha!

Ficheiro:Location SCZ.svg




Santa Cruz de seu nome, dado por Gonçalves Zarco por ter mandado colocar um cruz no cimo de uma árvore.




Um local de paragem obrigatório é o  Miradouro do Cristo Rei, que fica mais exactamente no Garajau, onde está um dos monumentos mais famosos do Arquipélago. A estátua do Cristo Rei está voltada para o mar, pois foi construído numa altura em que as ligações da Madeira com exterior processavam-se unicamente por via marítima, dando assim as boas-vindas aos visitantes.



Também nesta cidade, situa-se o Aeroporto Internacional da Madeira que tem um grande movimento turístico vindo de toda a Europa. A última ampliação foi em 2000, ficando com uma pista de 2781 metros de comprimento, construída parcialmente em laje sobre o mar, assente em 180 pilares. Esta ampliação fez António Segadães Tavares ganhar o "Nobel de Engenharia e Estruturas!





Em Santa Cruz situa-se o Aquaparque, que diverte pessoas de todas a idades!

sábado, 12 de novembro de 2011

Madeira em Festa - Arraiais




Os arraiais são  festivais religiosos e durante alguns dias são celebrados através das procissões, bandeirinhas coloridas, tapetes de flores. Reúnem sempre muitas pessoas e as ruas enchem-se de animação e música!


´
Juntem um grupo de amigos ou familiares e sigam para o lugar onde o arraial decorre. A carne comprada nestes talhos improvisados é assada pelas próprias pessoas nas fogueiras lá existentes. Depois compram o bolo do caco bem quentinho, acompanhado de vinho e acreditem que irão passar um bom momento!



E agora o que fazer?
As crianças ficam felizes com os seus colares de rebuçados e os adultos juntam-se a cantar e a pôr a conversa em dia. Para os mais religiosos há sempre a opção de visitar a igreja e acender uma vela para pagar alguma promessa.






Quantos festivais religiosos existem na Madeira? Muitos!




 Mas aqueles que  têm maior afluência são o Arraial do Monte, o da Ponta Delgada e o de São Vicente.

Consultem aqui o calendário: http://www.madeira-live.com/festas.pdf

É uma boa oportunidade para conhecer as tradições da ilha! :)

domingo, 6 de novembro de 2011

A bebida madeirense

Poncha, a bebida mais conhecida da ilha!


É típica de Câmara de Lobos e ao longo dos tempos foi sofrendo algumas alterações. Antigamente era apenas feita com aguardente de cana, água, açúcar e limão. Hoje em dia, há quem junte mel de abelhas para torná-la mais doce e suave.




Hoje em dia já encontramos variedades de poncha: de maracujá, de morango, de tangerina, com vodka, whisky, etc. É uma questão de gostos..





Uma ponchinha acompanhada de amendoins...perfeito para um dia de frio! Experimentem! :)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Beleza Natural - Funchal

  Funchal, a capital da Região Autónoma da Madeira.


Ficheiro:Location FNC.svg



Ao desembarcarem, os primeiros povoadores desta linda cidade olharam à sua volta e estavam rodeados de funcho, uma erva com um aroma adocicado!  Daí o nome, Funchal.







No Funchal podem visitar o Jardim Botânico repleto de plantas indígenas e endémicas da Madeira e com uma fabulosa vista sobre a baía.
http://www.sra.pt/jarbot/


O Madeira Story Center é um museu onde podem conhecer a história e cultura da ilha de uma forma dinâmica, situado na Zona Velha.
http://www.storycentre.com





A Sé Catedral foi a primeira igreja do Funchal. O interior é de uma beleza extraordinária!






Não posso deixar de falar no Fim do Ano. Quando tocam as doze badaladas o céu fica todo iluminado repleto de um colorido maravilhoso. Da baía do Funchal e um pouco por toda a cidade lança-se o ensurdecedor fogo de artificio que cria um belo espectáculo. Não poderíamos começar o ano de melhor forma!
























Não, o Funchal não é só isto! Pouco a pouco, ficarão a conhecer mais não só da cidade como de toda a ilha!