Já vos contei os factos históricos da descoberta da ilha. Agora é altura da lenda que formou a ilha. A lenda de S. Silvestre.
Há muitos anos atrás, o rei de uma bela ilha, de seu nome Atlântida, ousou desafiar os céus! Arrogante e teimoso, queira conquistar Atenas. Como castigo, Deus fê-lo perder a batalha criando terríveis tempestades, terramotos e inundações que engoliram a ilha para todo o sempre...
Centenas de anos depois, no último dia do ano, S. Silvestre falou com a Virgem Maria, que estava a observar o belo oceano, pois achava que aquela data deveria ser recordada marcando uma fronteira entre o passado e o futuro. Queria dar aos homens a oportunidade de se arrependerem dos erros cometidos!
Nossa Senhora concordou e lembrando-se da Atlântida, afundada pelos pecados dos homens, deixava cair lágrimas de mágoa e piedade. Mas não eram apenas lágrimas! S. Silvestre reparou que dos seus olhos escorriam também pérolas, pérolas autênticas!
Uma delas, ao cair no lugar onde Atlântida uma vez estava, originou aquela que chamamos de ilha da Madeira. A Pérola do Atlântico.
Verdadeiras ou não, as lendas fazem parte da cultura de cada local. Acreditar ou não, é uma decisão pessoal.
Actualmente este dia é celebrado e é das festas mais importantes da ilha da Madeira. O Fim do Ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário