terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Época Natalícia - Gastronomia

Nesta época não podem faltar nas casas dos madeirenses os típicos petiscos e as tradicionais bebidas!



Farinha, açúcar, canela, nozes, amêndoas, mel de cana, vinho da Madeira, são alguns dos ingredientes que formam o famoso bolo de mel.



Há uma grande variedade de broas que podem ser feitas em casa ou então podem facilmente encontrar nas pastelarias!












Actualmente não vemos muitas pessoas a fazerem licores caseiros, mas ainda há quem mantenha a tradição!


E claro, no dia de Natal é imprescindível a carne de vinho e alhos que depois de temperada fica pelo menos 3 dias a apurar! A maneira de cozinhar fica ao gosto de cada um. A sandes de carne de vinho e alhos é também essencial!



carnevinhoalhos.jpg Carne vinho e alhos picture by JoaoGodim

sábado, 17 de dezembro de 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Época Natalícia - Missas do Parto

Mais uma tradição madeirense!
Geralmente, a partir do dia 16 até dia 24 de Dezembro celebram-se as missas do parto em todos os concelhos, tratando-se de uma das maiores manifestações religiosas na região! De madrugada, os fiéis chegam às igrejas com o objectivo de celebrar o parto da Virgem Santíssima e a vinda do Menino Jesus.


As próprias missas são animadas mas quando acabam a festa prolonga-se com os tradicionais licores caseiros e as broas típicas da altura. As ruas e os adros da igrejas enchem-se de pessoas entoando os cânticos natalícios.



22122008002













Esta é uma tradição que já vem de longe, por isso, esteja chuva ou esteja vento, a alegria e entusiasmo não se perdem!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Madeira em Festa - Natal

Natal, sinónimo de:

  • Família
  • Missas do Parto
  • Missa do Galo
  • Noite do Mercado
  • Bolo de mel
  • Broas
  • Licores
  • Iluminações
  • Fim do Ano



Enfim...! Está bem claro que esta época não passa despercebida na ilha. 
As ruas enchem-se de animação e cor, onde miúdos e graúdos se deliciam com a beleza das decorações!
Muitos turistas visitam a região no mês de Dezembro, exactamente pela variedade de actividades e tradições que se verificam essencialmente no centro do Funchal.


Falarei mais pormenorizadamente destes belos costumes. Por agora deixo-vos aqui um vídeo das decorações natalícias de anos anteriores e assim que possível colocarei as deste ano, que acenderão hoje!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Espetada madeirense

Que saborosa que é a nossa espetada!! É dos pratos mais conhecidos e consumidos na ilha, principalmente nos arraiais.




Tem uma confecção muito simples: cortar a quantidade de carne que quiserem aos cubos e esmagam alho e louro. Espetam a carne nos espetos de loureiro, temperam e colocam no braseiro, sacudindo para retirar o excesso de sal. Mais fácil que isto é impossível!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Madeirenses pelo Mundo

Porque a Madeira não é apenas flores, poncha e espetada, vou também falar um pouco daquelas pessoas que com esforço e dedicação são agora internacionalmente reconhecidas.

Começo por Fátima Lopes!


A conhecida estilista nasceu em 1965 na Ilha da Madeira e em 1990 abriu a sua primeira loja em Lisboa. Depressa o seu talento foi observado e em 1996  inaugurou uma loja em Paris, seguida por uma em Los Angeles.
Conta com uma carreira de sucesso, tendo recebido inúmeros prémios!


É um exemplo a seguir :)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Beleza Natural - Santa Cruz

Vamos "visitar" outro concelho da ilha!

Ficheiro:Location SCZ.svg




Santa Cruz de seu nome, dado por Gonçalves Zarco por ter mandado colocar um cruz no cimo de uma árvore.




Um local de paragem obrigatório é o  Miradouro do Cristo Rei, que fica mais exactamente no Garajau, onde está um dos monumentos mais famosos do Arquipélago. A estátua do Cristo Rei está voltada para o mar, pois foi construído numa altura em que as ligações da Madeira com exterior processavam-se unicamente por via marítima, dando assim as boas-vindas aos visitantes.



Também nesta cidade, situa-se o Aeroporto Internacional da Madeira que tem um grande movimento turístico vindo de toda a Europa. A última ampliação foi em 2000, ficando com uma pista de 2781 metros de comprimento, construída parcialmente em laje sobre o mar, assente em 180 pilares. Esta ampliação fez António Segadães Tavares ganhar o "Nobel de Engenharia e Estruturas!





Em Santa Cruz situa-se o Aquaparque, que diverte pessoas de todas a idades!

sábado, 12 de novembro de 2011

Madeira em Festa - Arraiais




Os arraiais são  festivais religiosos e durante alguns dias são celebrados através das procissões, bandeirinhas coloridas, tapetes de flores. Reúnem sempre muitas pessoas e as ruas enchem-se de animação e música!


´
Juntem um grupo de amigos ou familiares e sigam para o lugar onde o arraial decorre. A carne comprada nestes talhos improvisados é assada pelas próprias pessoas nas fogueiras lá existentes. Depois compram o bolo do caco bem quentinho, acompanhado de vinho e acreditem que irão passar um bom momento!



E agora o que fazer?
As crianças ficam felizes com os seus colares de rebuçados e os adultos juntam-se a cantar e a pôr a conversa em dia. Para os mais religiosos há sempre a opção de visitar a igreja e acender uma vela para pagar alguma promessa.






Quantos festivais religiosos existem na Madeira? Muitos!




 Mas aqueles que  têm maior afluência são o Arraial do Monte, o da Ponta Delgada e o de São Vicente.

Consultem aqui o calendário: http://www.madeira-live.com/festas.pdf

É uma boa oportunidade para conhecer as tradições da ilha! :)

domingo, 6 de novembro de 2011

A bebida madeirense

Poncha, a bebida mais conhecida da ilha!


É típica de Câmara de Lobos e ao longo dos tempos foi sofrendo algumas alterações. Antigamente era apenas feita com aguardente de cana, água, açúcar e limão. Hoje em dia, há quem junte mel de abelhas para torná-la mais doce e suave.




Hoje em dia já encontramos variedades de poncha: de maracujá, de morango, de tangerina, com vodka, whisky, etc. É uma questão de gostos..





Uma ponchinha acompanhada de amendoins...perfeito para um dia de frio! Experimentem! :)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Beleza Natural - Funchal

  Funchal, a capital da Região Autónoma da Madeira.


Ficheiro:Location FNC.svg



Ao desembarcarem, os primeiros povoadores desta linda cidade olharam à sua volta e estavam rodeados de funcho, uma erva com um aroma adocicado!  Daí o nome, Funchal.







No Funchal podem visitar o Jardim Botânico repleto de plantas indígenas e endémicas da Madeira e com uma fabulosa vista sobre a baía.
http://www.sra.pt/jarbot/


O Madeira Story Center é um museu onde podem conhecer a história e cultura da ilha de uma forma dinâmica, situado na Zona Velha.
http://www.storycentre.com





A Sé Catedral foi a primeira igreja do Funchal. O interior é de uma beleza extraordinária!






Não posso deixar de falar no Fim do Ano. Quando tocam as doze badaladas o céu fica todo iluminado repleto de um colorido maravilhoso. Da baía do Funchal e um pouco por toda a cidade lança-se o ensurdecedor fogo de artificio que cria um belo espectáculo. Não poderíamos começar o ano de melhor forma!
























Não, o Funchal não é só isto! Pouco a pouco, ficarão a conhecer mais não só da cidade como de toda a ilha!

sábado, 29 de outubro de 2011

Eleita a terceira melhor ilha da Europa

Eis uma razão para orgulhar todos os madeirenses!


" A Madeira foi eleita este ano pelos turistas visitantes a terceira ilha europeia do ‘Top 10 Islands’. O top, denominado ‘Reader`s Choice Awards’, é publicado pela conceituada revista de turismo ‘Condé Nast Traveler’"

sábado, 22 de outubro de 2011

A lenda da noite de S. Silvestre

"Porque as lendas são envoltas em mistérios e magias. São uma criação dos caminhos da mente, da vaga imaginação da liberação dos silêncios da alma."

Já vos contei os factos históricos da descoberta da ilha. Agora é altura da lenda que formou a ilha. A lenda de S. Silvestre.

Há muitos anos atrás, o rei de uma bela ilha, de seu nome Atlântida, ousou desafiar os céus! Arrogante e teimoso, queira conquistar Atenas. Como castigo, Deus fê-lo perder a batalha criando terríveis tempestades, terramotos e inundações que engoliram a ilha para todo o sempre...
 

Centenas de anos depois, no último dia do ano, S. Silvestre falou com a Virgem Maria, que estava a observar  o belo oceano, pois achava que aquela data deveria ser recordada marcando uma fronteira entre o passado e o futuro. Queria dar aos homens a oportunidade de se arrependerem dos erros cometidos!

Nossa Senhora concordou e lembrando-se da Atlântida, afundada pelos pecados dos homens, deixava cair lágrimas de mágoa e piedade. Mas não eram apenas lágrimas! S. Silvestre reparou que dos seus olhos escorriam também pérolas, pérolas autênticas! 

Uma delas, ao cair no lugar onde Atlântida uma vez estava, originou aquela que chamamos de ilha da Madeira. A Pérola do Atlântico.

Verdadeiras ou não, as lendas fazem parte da cultura de cada local. Acreditar ou não, é uma decisão pessoal.

Actualmente este dia é celebrado e é das festas mais importantes da ilha da Madeira. O Fim do Ano.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um pouco do passado

Antes de mais vou contar-vos como este jardim à beira-mar, como é também chamada, se tornou no que hoje é. 


No ano de 1418 a mando de D. Henrique, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira partem à descoberta de um lugar que fizesse ultrapassar as deficiências do reino em cereais e que servisse de apoio à grande expansão a decorrer neste século. Chegaram então ao local que, segundo alguns historiadores, já os romanos tinham descoberto.



Reza a história, que durante uma tempestade, os descobridores viram-se obrigados a abrigar-se numa ilha a que vieram a chamar de Porto Santo-
Em 1419, juntamente com Bartolomeu Perestrelo, avistaram uma ilha coberta de florestas majestosas e que não deixou dúvidas quanto ao seu nome. Ilha da Madeira.




Contudo, foi só a partir de 1425, que o “teu povo humilde, estóico e valente, Entre a rocha dura te lavrou a terra, Para lançar, do pão, a semente”, sendo que a maioria dos cereais produzidos eram exportados para o Continente.



Nesta época é também introduzida a cana de açúcar nas culturas madeirenses que levou ao reconhecimento do arquipélago em todo o mundo civilizado.



A beleza das suas paisagens e o desenvolvimento das suas cidades conjugaram-se, dando origem a um lugar mágico. Para os que a conhecem compreenderão o que estou a dizer, para os outros fica aqui uma sugestão para entrar num mundo onde a essência da natureza e o progresso das cidades se encontram.